Santiago Rumney Guggenheim abriu uma galeria em um eco-resort em Tulum, onde paredes de cimentos e pisos de vinhas ondulantes fornecem um cenário incomum para a arte. Podemos dizer que essa galeria é arte pura!

Inaugurada no mês passado, o IK Lab está localizado no luxuoso resort Azulik, na popular cidade de turismo e férias na costa da península mexicana de Yucatán.


A proposta de Guggenheim de abrir uma galeria de arte continua o legado da família: sua bisavó Peggy era uma lendária revendedora de arte e sobrinha de Solomon R. G. – o rico empresário americano por trás de museus, incluindo o prédio em espiral de Frank Lloyd Wright, em Nova Iorque.

“Minha história com Tulum é profundamente enraizada e este projeto é muito próximo do meu coração”, disse Santiago Rumney Guggenheim em comunicado.

“A IK LAB é mais do que uma galeria, ela pretende fornecer uma estrutura para as melhores mentes criativas do mundo interagirem com a arquitetura visionária e explorarem novas formas de criação.”

O projeto do designer Jorge Eduardo Neira Sterkel para o IK LAB tem o objetivo de causar pouco impacto em sua estrutura, para seguir o espírito ecologicamente correto!

Elevada acima do solo para que fique na altura da copa das árvores ao redor, a galeria é construída com cimento e madeira de origem local. Suas formas orgânicas se afastam da tradicional “caixa branca”, tipicamente associada a galerias de arte.

Os galhos das árvores fornecem a estrutura para o espaço. Há varas menores dispostas em um entalhe diagonal no meio, com lacunas estreitas que permitem a passagem de luz. Mais luminosidade entra através de uma série de janelas redondas, em formatos e tamanhos variados! Podemos ter certeza que o local é bem arejado, então haha.

Os visitantes da galeria devem tirar os sapatos antes de pisar no piso ondulado, que se eleva para se juntar a uma passarela que leva ao redor da galeria!

A madeira de Bejuco – uma planta parecida com uma vinha – é colocada em um padrão ondulado no chão e é quebrada com segmentos de cimento que se curvam como ondas na frente das paredes. Um deles é projetado como uma parede de escalada.

Uma série de móveis na galeria, incluindo uma mesa e um conjunto de cadeiras, também é feita de cimento.

Santiago realizou a primeira exposição no laboratório IK. Chamado de Alinhamentos e inaugurado em 20 de abril de 2018, apresenta trabalhos de artistas como Tatiana Trouvé, Artur Lescher e Margo Trushina.

Azulik está entre uma série de opções de alojamentos em Tulum, que se tornou um popular destino de férias nos últimos anos e provocou uma série de desenvolvimentos focados em design ao longo de sua praia. Acaba se tornando uma cidade bem criativa e artística!

Fonte: IK Lab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.

Siga no Instagram :)

0

Your Cart