Assim como o italiano Stefano Boeri já planejou as chamadas florestas verticais na Ásia e Países Baixos, agora é a vez do arquiteto franco-belga Vincent Callebaut levar o conceito para a França.


Vincent Callebaut criou um projeto digno de filme; parece até que saiu de um conto de fadas! Ele tenta, com essa ideia, reutilizar o ambiente urbano na cidade de Angers, na França. No primeiro desenho, parece mais uma estufa do que um prédio, por causa da grande quantidade de plantas e vegetação. Porém ele tem como objetivo oferecer espaços colaborativos de trabalho, restaurantes e apartamentos, todos tendo essas séries de varandas ajardinadas!

O design faz parte do “Imagine Angers”, que tinha como objetivo propostas inovadoras para transformar a cidade francesa. Para desenvolver o esquema, o arquiteto colaborou com o desenvolvedor imobiliário Bouygues Immobilier e também com a firma de paisagismo Sempervirens, que foi auxiliada pelo INRA (Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agrícola).

“Morar em um apartamento no coração de uma floresta vertical nos lembra nosso sonho de infância: construir cabanas nas árvores para viver melhor em simbiose com os ecossistemas”, explica o arquiteto.

O projeto chamado de Arboricole “arbóreo” é apenas conceitual, mas ocuparia 9.400m². O térreo inclui até bares e restaurantes, e o segundo andar seria cheio de empresas dedicadas a projetos culturais!

Nós adoramos esses GIFs animados <3

Os designers insistiram que o edifício atendia às gerações mais jovens (entre 25 e 35 anos), para as quais as noções de vida urbana estão sempre se desenvolvendo. Uma ‘pousada’ com 90 quartos oferece acomodação temporária, e 50 apartamentos de dois a quatro quartos encontram-se nesse projeto. No telhado, em relação com o projeto ecológico, o edifício está repleto de painéis solares. Callebaut visa promover: “diversidade transcultural, flexibilidade e reversibilidade de espaços, amizade, melhor convivência e jardins suspensos, todos juntos nesse design”.

Fonte: Vincent Callebaut 

Instagram has returned invalid data.

Siga no Instagram :)

0

Your Cart