O escritório de arquitetura Daisuke Motogi Architecture reformou um apartamento em Tóquio e resolveu inovar ao inserir nas paredes bolsões para criar mais espaço para armazenamento.


Localizado no tranquilo bairro residencial de Naka-Meguro em Tóquio, o pequeno apartamento de 43,82 metros quadrados foi reformado com um orçamento muito apertado.

Embora os arquitetos originalmente quisessem alterar o layout para seguir o formato típico de um apartamento japonês – onde a cozinha e o banheiro ficam do lado norte do imóvel, as restrições orçamentárias significavam que eles tinham que fazer o melhor com o que já tinham em mãos.

O quarto fica ao norte de frente para o corredor principal, a cozinha e o banheiro estão localizados no centro e uma sala de estar ao sul.

As superfícies, como as vigas de concreto e as paredes de madeira, ficam inacabadas e expostas. Até mesmo as tampas dos interruptores e soquetes são feitas de acrílico transparente, revelando os fios e fixações na parede.

Para deixar o apartamento mais organizado, os arquitetos criaram uma parede de tecido que envolve toda a estrutura de madeira no centro do apartamento. A ideia é que objetos possam ser armazenados em grandes bolsos costurados no tecido e protegidos por zíperes e botões.

Mesmo sabendo que somente os bolsos não seriam funcionais, a ideia era transformar todos os pequenos objetos do nosso dia a dia – que muitas vezes acabam virando bagunça, em partes funcionais de um projeto de design de interiores e até mesmo decoração.

Outras soluções incomuns de armazenamento de baixo custo no apartamento incluem uma linha de esponjas de limpeza que são fixadas na parede do banheiro para que as escovas de dentes e os produtos de banheiro possam ser armazenadas.

Em Sofia, um escritório búlgaro de arquitetura adotou uma abordagem semelhante: retirou as paredes de um apartamento e as substituiu por sistemas de prateleiras personalizadas para criar mais espaço de armazenamento.

Fonte: Dezeen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.

Siga no Instagram :)

0

Your Cart