Uma pequena ilha artificial flutua perto do porto de Copenhague. Uma única tília (tipo de árvore) é enraizada dentro da plataforma de madeira, e faz com que o pentágono de 215m² fique com a aparência de um parque, em vez de uma simples doca perdida. O arquiteto australiano Marshall Blecher juntou-se a Magnus Maarbjerg, do estúdio de design dinamarquês Fokstrot, para construir o protótipo para o projeto Copenhagen Islands “Ilhas de Copenhagen”.

O projeto visa construir uma série de plataformas similares em todo o Porto de Copenhague com uma variedade de propósitos públicos! Apesar de seu tamanho pequeno, a ilha atual já recebeu alguns eventos, incluindo uma série de palestras sobre o futuro das cidades portuárias.


A equipe propôs nove ilhas, cada uma das quais pode se conectar para formar uma ilha maior, ou o que o arquiteto chama de “parkipelago”. Atualmente, há planos para um palco, cafeteria, sauna, trampolim e uma fazenda de mexilhões! E tudo será acessível através do barco. Com o aumento de prédios e apartamentos em grande escala, Maarbjerg e Blecher esperam que seu plano traga mais oportunidades culturais para o litoral em expansão.

“Ele foi desenvolvido para introduzir vida e atividade ao porto e para trazer de volta alguns dos caprichos que foram perdidos”, disse Blecher.

 

Esta primeira fase do projeto foi financiada pela Statenskunstfonde e Havnekulturpuljen (não são risadas, os nomes são assim mesmo!), uma organização local que promove a expansão de eventos culturais e esportivos no porto ao redor. Os dois estão trabalhando com outras empresas, além das duas citadas acima, sem fins lucrativos para ajudar a financiar sua próxima etapa. A ilha está atualmente localizada em Slusen, no porto sul de Copenhague, mas se moverá para o norte até a área de Refshaleøen no final da primavera!

Fontes: Copenhagen IslandsFokstrot

Instagram has returned invalid data.

Siga no Instagram :)

0

Your Cart